Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes
Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Prevenção e Combate à Hipertensão

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Eventos marcam o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Desde o início do mês, a Secretaria Municipal de Saúde está promovendo uma série de ações da Campanha Municipal de Combate à Hipertensão Arterial, prevista na Lei Municipal 6.060/2007. Novas atividades estão programadas para os próximos dias com o objetivo de divulgar formas de prevenir e diagnosticar precocemente novos casos da doença e marcar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, comemorado em 26 de abril.

Nesta quarta-feira (26/04), das 9 às 11 horas, acontece uma palestra educativa sobre hipertensão, prevenção, diagnóstico e dicas de alimentação saudável na unidade de Estratégia Saúde da Família (USF) Jardim Aeroporto II. Das 14 às 16 horas, uma tenda da saúde, com busca ativa de novos casos e orientações ao público, será montada na rua Aeronauta.

Na quinta-feira (27/04), outras unidades promovem ações junto à comunidade. USF Jardim Layr, às 8h30, haverá uma palestra sobre o assunto e aferição de pressão arterial e testes de glicemia o dia inteiro. No PACS Nova Jundiapeba e na USF Jardim Piatã, os grupos educativos e palestras acontecem até sexta-feira (28/04).

“Desde o início do mês estamos realizando ações para promover a prevenção e o diagnóstico precoce da hipertensão”, informa Cice Strelec, coordenadora do Programa Hiperdia. No dia 7 de abril, por exemplo, a equipe esteve no Tiro de Guerra com alunos da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) para falar sobre hipertensão na ação global promovida pelo Tiro de Guerra.

O controle e tratamento da hipertensão fazem parte das ações de rotina da Secretaria Municipal de Saúde. A principal iniciativa é o Programa Hiperdia, que atualmente soma mais de 26 mil pacientes cadastrados, entre hipertensos e diabéticos. São consideradas hipertensas as pessoas que apresentam pressão arterial igual ou superior a 14 por 9. A pressão considerada normal é de 12 por 8 e quem está acima desse índice deve ter mais atenção e procurar orientação profissional. A verificação da pressão arterial pode ser feita em qualquer posto de saúde.

A hipertensão é causada pelo aumento da contração das paredes das artérias para fazer o sangue circular pelo corpo. Isso sobrecarrega vários órgãos, como coração, rins e cérebro, podendo levar ao entupimento das artérias, infarto ou acidente vascular cerebral (AVC).

A alimentação inadequada e o sedentarismo são aliados das doenças cardiovasculares. Alguns fatores que podem favorecer o aumento da pressão arterial são idade; obesidade; tabagismo; consumo excessivo de bebidas alcoólicas; excesso de sal; hereditariedade; sedentarismo; ingestão de alimentos gordurosos; diabetes e estresse.

Alguns cuidados podem prevenir a elevação da pressão arterial como a redução da quantidade de sal utilizada na comida, ingestão de frutas e legumes, manutenção de um peso saudável e prática de exercícios físicos. Apesar de não ter cura, a doença tem tratamento e pode ser controlada por medicamentos oferecidos na rede pública.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo