Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Saúde realiza capacitação

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Saúde realiza capacitação para o combate da violência contra crianças e adolescentes

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), realizou, na última terça-feira (16/04), um curso de capacitação para profissionais da saúde. O objetivo foi apresentar as diretrizes da Lei 13.431, de 4 de abril de 2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência.

O tema principal do curso foi “Escuta Especializada”, descrita na lei como uma nova modalidade de atendimento e acolhimento às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e doméstica. O curso foi ministrado pela convidada Valéria Bressam Candido, representante da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, também professora universitária. Entre os participantes estavam médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos e assistentes sociais.  

Valéria também reforçou a importância do combate ao bullying, segundo ela, caracterizada como violência física e psicológica, podendo causar danos irreversíveis. Em Mogi das Cruzes, a lei 7.224/16 estabelece a Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Bullying, que estabelece a terceira semana de abril como período para fomentar debates que fortaleçam a luta contra o bullying na sociedade.

O secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra, esteve presente e parabenizou a iniciativa dos profissionais envolvidos. “Encontros como esses são de extrema importância para aprimorarmos o nosso atendimento, valorizando a humanização e o acolhimento especial que algumas situações exigem. Nossa rede possui funcionamento eficaz dos equipamentos de saúde, o que contribui para o auxílio e na prevenção do combate à violência contra a criança e o adolescente”, comentou.

O evento destacou, ainda, as iniciativas do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, que apresentou protocolos de atendimentos humanizados, o que tem trazido resultados para as crianças e adolescentes, vítimas de violência. A unidade conta com Pronto Atendimento Infantil 24 horas.

Lei

Com a aprovação da Lei 13.431, em 2017, crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência passam a contar com um sistema de garantias nos inquéritos e no curso dos processos. A lei normatiza mecanismos para prevenir a violência contra menores, assim como estabelece medidas de proteção e procedimentos para tomada de depoimentos.

O texto altera o Estatuto da Criança e do Adolescente, prevendo dois procedimentos possíveis para ouvir as crianças ou adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. O primeiro é a escuta especializada, que deve ser realizada perante órgão da rede de proteção e limitado estritamente ao necessário para o cumprimento de sua atribuição. O segundo é o depoimento especial, quando a criança é ouvida perante a autoridade judicial ou policial. Esse depoimento deve ser intermediado por profissionais especializados que esclarecem à criança os seus direitos e como será conduzida a entrevista, preservando sempre a  intimidade e a privacidade da vítima ou testemunha.

Antes dessa nova legislação, a criança ou adolescente poderia ter que repetir o mesmo depoimento por diversas vezes, revivendo a situação e acentuando problemas e traumas.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo